segunda-feira, 15 de novembro de 2010

DIA DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA


Como diz o poeta: ”com mãos se faz a paz e se faz a guerra”.
Tendo como principal objectivo assinalar o dia da Língua Gestual Portuguesa, uma vez mais a magia aconteceu na EB2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral. Foi possível ouvir-se o silêncio e as mãos falaram utilizando uma diferente forma de comunicar encantando a plateia, maioritariamente ouvinte, que encheu por completo o Auditório Via Láctea.
As histórias em Língua Gestual contadas pela Vera Martins arrebataram a assistência que entusiasmada participou na actividade reproduzindo imensos gestos, cheios de significado e expressividade.
Esta oportunidade de permutar saberes, com pessoas que, por momentos, falaram a mesma Língua, proporcionou-nos uma experiência repleta de beleza contrastando com uma sociedade de imperfeição, que nem sempre respeita as minorias.
E das mãos surgiram flores que irão desabrochar respeitando os que são privados de audição e compreendendo melhor o seu direito à sua diferença.
                                                                                                            Graça Dinis





3 comentários:

  1. Estimados Clegas e Amigos:
    A importância da Linguagem gestual é preciosa e de enorme relevância para um melhor visualizar a realidade que em certas alturas é necessária e imprescindível (refiro-me às crianças que têm uma maravilhosa sensibilidade e não o podem efectuar ou expressar-se de outra forma. Têm uma vida interior intensa, deslumbrante e maravilhosa) É apaixonante, solidária, de plena Cidadania e civismo sublimes para um melhor entendimento e compreensão fascinantes e de comunicação de ouro para todos(as)aqueles que desejam "falar" e ver a beleza da vida. Do mundo.
    Excelente!
    Bem-Hajam.
    Também possuo na família um caso destes.
    Abraço amigo à vossa pureza, sublime sentir fantásticos.
    Com respeito, estima e parabéns sinceros.
    Sempre a admirar-vos.

    pena
    Quantas pessoas.
    Jovens, crianças e adolescentes se sentem felizes por poder usufruir totalmente da linguagem gestual para melhor deslumbrar e maravilhar uma vida a que têm pleno direito? Uma vida "cheia" que pulsa dentro deles e delas?
    Um Post notável.
    Bem-Hajam, preciosos colegas de sonho.

    ResponderEliminar
  2. Estimada e Simpática Colega Graça:
    A magia onde coloca as suas "mãos" de ouro puro, fascina.
    Os meus sinceros parabéns pela sua pureza e beleza imensas.
    "...Esta oportunidade de permutar saberes, com pessoas que, por momentos, falaram a mesma Língua, proporcionou-nos uma experiência repleta de beleza contrastando com uma sociedade de imperfeição, que nem sempre respeita as minorias.
    E das mãos surgiram flores que irão desabrochar respeitando os que são privados de audição e compreendendo melhor o seu direito à sua diferença..."

    Simplesmente, repleto de encanto. Uma ternura imensa para com aqueles que merecem viver a vida e apostar nela. Têm pleno direito à felicidade e à existência enquanto Seres Humanos maravilhosos e admiráveis.
    Abraço amigo de respeito imenso pela grandiosidade do seu sentir gigantesco e sublime.
    Sempre a admirá-la pelos seus gestos fabulosos e um humanismo que maravilha e deslumbra.

    pena

    Parabéns sinceros renovados.
    Bem-Haja, enorme amiga de sonho.
    Adorei.
    É doce e terna.
    Enorme na sua brilhante atitude de encantar.
    E, eu fiquei encantado, acredite?

    ResponderEliminar