"ESPAÇO CULTURALMENTE & ARAUCÁRIA" Espaço informativo e interactivo da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral de Vila Real. Aqui serão publicadas as actividades realizadas, informações e trabalhos. Estamos no projecto A LER +
Mostrar mensagens com a etiqueta actividades 1112. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta actividades 1112. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 12 de junho de 2012
segunda-feira, 11 de junho de 2012
sexta-feira, 8 de junho de 2012
quarta-feira, 6 de junho de 2012
terça-feira, 5 de junho de 2012
segunda-feira, 4 de junho de 2012
sexta-feira, 1 de junho de 2012
1ª Gala Jerónimo
Realizou-se hoje no teatro de municipal de Vila Real a 1ª Gala do Agrupamento Monsenhor Jerónimo Amaral. Assisti, participei... mas quero deixar aqui uma palavra de reconhecimento a todos, alunos, professores, pais e auxiliares. Registo aqui o empenho, a articulação, a organização, a paciência e a diplomacia de quem quem deu a cara na primeira linha de atuação: a coordenadora de projetos, Graça Dinis.
É dificil organizar um evento desta natureza, com poucas condições, sem disponibilidade de horário e que envolve tanta gente e tu conseguiste Graça. PARABÉNS!
O nosso agrupamento foi o primeiro e foi muito interessante ver em jeito de glamour, todo um trabalho que dignifica o sitio onde trabalhamos diáriamente.
Há sempre comentários críticos, mas tu abriste um caminho. É fácil, chegar sentar e olhar para um palco. O difícil mesmo é estar atrás da cortina.
.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
As Aulas de campo da Escola Básica 2, 3, Monsenhor Jerónimo do Amaral
As Aulas de campo da
Escola Básica 2, 3, Monsenhor Jerónimo do Amaral
No início da Primavera, bem no fim do 2º
período, quando o calor e a esperança do início das férias da Páscoa se fez
chegar ao 5ºG, uma professora de Ciências, Dr. Teresina Bezerra, convidou a
turma a deixar a sala de aula e a caminhar ao ar livre para uma aula de campo,
onde a observação da Natureza e do pequeno rio Tourinhas, um tanto oprimido
pela poluição, foram o objeto de aprendizagem, racionalizado pelos alunos, no
preenchimento de um questionário final.
Contudo, chegados à aula de Português, um
brilho nos olhos dos alunos, uma grande bola encontrada num riacho, trazida,
como uma relíquia, na qual combinaram pintar o Mundo, um aluno todo encharcado,
numa turma já de si aberta ao entusiasmo permanente de novas descobertas,
trouxeram à aula que lhe sucedeu na sequência do Horário, a ideia do início de
um filme de aventuras.
Aqui
deixamos, algum tempo depois, quando o calor parece de novo interessado em
trazer-nos o Verão, um recorte dos textos dos alunos, que provam que todos
iguais, todos diferentes.
Nenhum viu o mesmo que o outro, nem sentiu o
que o outro valorizou. Como numa orquestra, todos comunicaram de forma
diferente, havendo mesmo os que se inspiram mais poeticamente e escreveram
poemas.
Esta aula decorreu no dia 20 de Março de
2012. Depois do que lemos, temos vontade de propor a todos os professores mais
aulas destas, uma vez que se aprende mai , quando se experiencia e observa de
perto o objeto do conhecimento.
Talvez a luz possa de outra
forma, com todas as suas sensações e sinestesias, aumentar o conhecimento, testemunhado
pela própria Natureza.
O ribeiro do Tourinhas
Vai-nos espantar!
Quando de lá sairmos
Vamos ter muito que contar….(Diogo Fraga).
«Fomos investigar. E encontramos uma casa
velha, uma ponte romana, cinzas. E também havia lixo. Quando já estávamos para
vir embora, uma colega nossa encontrou uma bola de plástico gigante. Mas, logo
depois caiu na ribeira. Depois, quando vínhamos embora, encontrámos o Padre
Portelinha, que nos contou que foi ele a fundar, com outros professores, a
nossa Escola e a propor o nome do patrono, Jerónimo Amaral» (Diogo Fraga).
O rio Tourinhas
É muito curioso.
Precisamos de mineiros
Com um olhar curioso.
Os binóculos e as galochas
Que tivemos que usar,
Serviram de tochas
Para nos guiar.
Na ribeira do Tourinhas
Há muita vegetação
Minhocas e aranhas
E até um sardão.
Quero aqui deixar
Um grito de aflição
Para todos alertar
- Acabem com a poluição.
O pássaro que eu vi
Era azul e verde!
Estava a fazer um ninho
Ao longo da parede….
«Nós demorámos cerca de 15 minutos a chegar a Torneiros. Quando lá
chegámos, ficámos admirados com aquela frescura e beleza. Só que havia um
problema: a ribeira estava cheia de lixo doméstico.
Depois,
tirámos fotos às plantas, à ribeira e até a uma cegonha que vimos voar. Este
trabalho permitiu à Professora avaliar o nosso empenho ao observarmos a Natureza»
(Joana Pereira).
«Depois
de preenchermos um questionário, fomos observar o ribeiro de Torneiros. Nas
margens havia baldes velhos, latas e muitas árvores e ervas.
Nós
levantámos pedras e encontrámos lacraus, bichos-de-conta, minhocas…
Fomos
procurar o Pedro e viemo-nos embora». (Flávio Rei).
A ribeira
Até é bonitinha!
É pena haver lixo
Como ela lá tinha. (Graça Matos).
«Saímos
da Escola às 8 e 15. Passámos pelo parque e pelas ruas. Fiquei pasmada com o
que lá vi. Encontrámos ovos, fogueiras, pneus; saltámos uma rede. Quando
chegámos à Escola começámos a fazer um trabalho» (Graça Matos).
No meio do rio pode
Haver poluição.
Mas a culpa disso
É da população!
(Diogo Carvalho).
«Medimos a largura do rio e das profundidades. Houve um momento em que
vimos uma cegonha. Mas, infelizmente não conseguimos fotografá-la. (Diogo
Carvalho).
«Lá estavam três ferros, que estavam a fazer de ponte e vimos uma raiz
que parecia uma caverna. Nós, o Flávio, o Carlos, o João, o Gonçalo, o Ruben, o
Daniel, o Diogo fomos jogar uma bola. Quando viemos embora. viemos para a aula
de Português. Eu gostei muito desta viagem.» (Emanuel Martins).
A ribeira estava
Muito poluída!
É preciso tratar dela
Para que fique reluzida.
(Rita Brás).
«Quando
lá chegámos começámos logo a investigar. Alguns dos nossos colegas entraram na
ribeira. Medimo-la, retirámos bichos e encontrámos uma bola muito grande. A
ribeira estava muito poluída. Depois, fomos para junto da professora de
Ciências. Após tudo isto, acabámos a nossa visita de estudo. Regressámos
contentes e fomos para a aula de Português. Gostei muito da nossa visita».
(Rita Brás)
Olha a ribeira
Que linda que ela é!
É que foi nela
Que enterrei o pé.
A ribeira
Até tem piadinha!
É pena ter lixo
E ser tão bonitinha. (Marisa)
«Estivemos a tirar fotografias. Depois fomos para o outro lado. O meu
colega João tirou uma fotografia a uma cegonha. Depois, eu tirei uma fotografia
ao rio. Depois, o Pedro encontrou uma bola de plástico ,que deu para trazer
para terra. Eu e a Joana viemos com a bola. E fomos para a aula de Português.
Gostei muito da nossa visita» (Marisa Florindo).
«A nossa professora mandou-nos preencher o questionário da zona onde
estávamos. Quando vínhamos, o Pedro ficou todo encharcado. Tinha caído na
ribeira. E, quando viemos embora, cantámos até chegarmos à Escola…» (Gonçalo
Almeida).
Participaram
nesta aula de campo os alunos: Ana Bárbara; Carlos filipe; Daniel Teixeira,
Diogo Carvalho; Diogo Lourenço; Diogo Fraga; Duarte Mesquita, Emanuel Martins;
Flávio Rei, Gonçalo Almeida; Graça Matos; Hilário Duarte; Joana Pereira, João
Carlos, Maria de Fátima; Marisa Florindo; Pedro Florindo; Rita Brás¸ Ruben
Fernandes.
Professora de Ciências da Natureza, Teresina
Bezerra.
Professora
de Português, Isabel Lacerda Cabral-Trabalho
interdisciplinar dedicado aos encarregados de educação.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Atelier de Poesia Musicada: Dia Mundial Do Livro- Espinho e Vila Real vão casar…
Atelier de
Poesia Musicada: Dia Mundial Do Livro- Espinho e Vila Real vão casar…
Todas as Bibliotecas comemoram diariamente o
Dia Mundial do Livro. Este, mais formalmente, foi fixado em comemoração
internacional, para o mês de Maio, dia 23.
As Bibliotecas têm ainda um dia mais
especial, O Dia Mundial das Bibliotecas. Elas são feitas de livros, que no
mundo das tecnologias parecem estar a ficar fora de moda. E por isso há livros
que agora se traduzem em computadores; que se abrem de outra forma, mas que nos
fazem mergulhar no Mundo das ideias e da cultura, de forma mais interativa.
Dar
vida aos livros e aos poetas foi o que nos ocorreu na Escola Jerónimo Amaral,
quando propusemos comemorar o Dia Mundial do Livro, levando uma rede de ideias
às Bibliotecas de Vila Real e Espinho. Contudo, apesar de ambas serem muito modernas,
empreendedoras e luminosas, o acolhimento do trabalho foi diverso, havendo a
concluir que quanto mais iniciados estão os alunos em literatura, mais fácil se
torna a divulgação deste Atelier, este ano dedicado à escritora Sophia de Mello
Breyner, uma das mais importantes do Plano Nacional de Leitura e do panorama da
Literatura Portuguesa do século 20.
Em Vila Real, na manhã de 23 de Maio,foi
difícil, não apenas porque estava a chover, como também porque as turmas que
nos ouviram do Colégio Moderno de S. José, estavam pouco familiarizadas com a
escritora, como ainda por desconcentrações dos alunos mais divertidos do
Atelier…
Porém,
em 26 de Maio, chegados a Espinho num autocarro da Câmara Municipal, levados
pela própria Diretora da Biblioteca Dr.ª. Andréa Magalhães, recebeu-nos outra luminosa
Biblioteca, onde, sentados no chão, sobre um tapete, alunos, professores e
educadores ouviram:
A Rita Brás tocar o adágio de Albinoni, em
clarinete, a Graça Matos e a Joana Pereira , do 5ªG e o Pedro Costa do 5ºH ler
a 1ª página dos contos de Sophia, ordenados por sequência de edição; depois, uma
cadeia de poemas musicados da escritora expandiram mais filosoficamente os
temas dos contos, cantados pelos alunos do 6º D, e intercalados por uma
interpretação de 10 livros da escritora; que não ficará esquecida neste dia em
Espinho, no auditório da Biblioteca José Marmelo e Silva. E, à tarde, num
auditório da Escola Manuel Laranjeira, que assim foi, tal como a Escola
anterior, Sá Costa, Escolas Básicas 2,3, visitada por Vila Real.
Esta cidade, irá casar com Vila Real, em 6 de
Junho deste ano, segundo as palavras misteriosas da Vereadora da Cultura, Dª.
Leonor Ledo Fonseca, numa cerimónia oficial de um laço protocolar entre as
cidades e municípios.
Agradece-se ainda a presença do jornalista do
Jornal Defesa de Espinho, Dr. Lúcio Alberto e aos fotógrafos da Câmara
Municipal; à diretora da Biblioteca, extraordinariamente dinâmica, Dr. Andréa
Magalhães; à coordenadora dos Serviços Educativos e sala livre acesso Dr.ª
Isabel Machado e diretor, Dr. Vitor Nogueira; e a toda a comunidade escolar de
alunos educadores e professores, representante de pais, a partilha de mais um
momento de Literatura para a infância…na comemoração do Dia Mundial do Livro.
Sophia não conheceu os arquitetos Rui Lacerda
e António Belém Lima, que dir-se-ia, por telepatia, poderão, ter conversado
previamente, sobre o projeto dos moderníssimos e requintados edifícios, baixos, de coloração minimalista, onde a
luminosidade, as paisagens recortadas, os jardins interiores, onde os leitores
vão ler, sentados em bancos de jardim, voltados para o ambiente marinho, ou o
verde das paisagens torguianas, em Trás-os-Montes, parecem assim mais próximos,
ficando contudo a certeza de que a Cultura marca a diferença e poderá melhorar
o Mundo …
Um obrigada especial para os Drs. Filomena
Mesquita, Paulo Gusmão Guedes Guimarães e Teresa Andresen no próximo dia 1 de
Junho, da Coordenação da Reitoria da Universidade do Porte e Casa Andresen, que
irão tornar possível uma Mostra final no Jardim Botânico, onde a escritora
cresceu… para Escolas do Porto.
Um Obrigada especial ao Diretor, Dr. António
Batista de Carvalho, Arq. Anabela Quelhas, na Biblioteca Escolar M. Jerónimo do
Amaral, Coordenadora do Departamento de Línguas, Maria Jorge Azevedo e Direção da Escola Manuel Laranjeira, e Rádio
Universidade, Jornalista Mila Brigas.
Na Coordenação de Projetos da Escola M.
Jeróimo Amaral, Dra. Graça Dinis.
Participaram neste Projeto os alunos Carina
Fernandes, Ana Margarida Magalhães, Dalila Gonçalves, Diogo Mestre, Diogo Silva,
Filipa Faceira, Filipe Ferreira, Inês Liberato, Inês Fernandes, Leandro
Penelas, Liliana Gonçalves, Márcio Brites, Marco Pires, Miguel da Eira, Samuel
Félix, Tiago Magalhães, Eugénio Ribeiro, Joana pereira, Graça Matos , Pedro
Costa.
Coordenação e ideia de:
Isabel Lacerda Cabral.
sexta-feira, 18 de maio de 2012
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Visita de Estudo ao pena aventura park
No dia 07 de maio, alguns alunos dos
Cursos de Educação de Formação realizaram uma Visita de Estudo ao Pena Aventura
Park, onde puderam realizar “Atividades de Exploração da Natureza”, dando
cumprimento a uma unidade da disciplina de Educação Física.
Todos os participantes
experiênciaram uma explosão de adrenalina sem
igual:
Fantasticable - O Fantasticable consiste num cabo com 1538m
a uma altura de 150m, que liga os lugares de Lamelas e Bustelo, em que as
pessoas podem “voar” nele a uma velocidade máxima de 130km/h, sendo considerado
o maior Fantasticable do mundo. No Fantasticable as pessoas são presas a
um cabo e deslizam por ele de uma montanha para a outra a diferentes
velocidades, tendo a sensação de que estão realmente a voar.
Salto Negativo - O salto negativo é uma atividade diferente do bungee
jumping. O praticante preso a dois cabos é projetado em sentido vertical a 15 metros de altura em 1
segundo o equivalente a 500 km/h.
Paintball - O Paintball é um jogo de equipa que exige
reacções rápidas e pensamento estratégico. Normalmente, é praticado entre duas
equipas que competem por atingir um objectivo que é comum.
A
visita foi dinamizada pelos professores Helena Figueiredo, Elsa Gonçalves e
Paulo Padilha e teve o aconpanhamento dos professores Carlos Durão e carlos
Silva
sexta-feira, 4 de maio de 2012
quarta-feira, 2 de maio de 2012
sexta-feira, 27 de abril de 2012
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















