terça-feira, 30 de novembro de 2010

Comemoração do Dia Mundial da Luta Contra A SIDA na Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral


A Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, comemorou no dia trinta de Outubro de dois mil e dez o dia mundial da luta contra a SIDA. A comemoração contou com a participação de todo o Agrupamento, desde a Educação Pré-escolar até ao Terceiro Ciclo.

Foram feitos laços – símbolos da SIDA, em vários materiais, que se encontram expostos junto à Biblioteca (ver figuras).

A actividade teve como finalidade, sensibilizar a comunidade educativa, em especial os nossos alunos, para este flagelo que assola a sociedade e que afecta todas as classes sociais.

A prevenção desta doença, tem de passar pela adopção de estilos de vida saudáveis e isto só é possível se houver um grande empenho por parte dos profissionais da saúde e da educação, como tem vindo a acontecer nos últimos anos.

Diga-se que a promoção da saúde tem de passar por um conjunto de medidas e atitudes de carácter pessoal, social, económico, educativo, legislativo, entre outros. É de facto importante que as pessoas possuam literacia científica sobre SIDA, mas também é importante que os nossos jovens desenvolvam competências sociais de forma a poderem assumir comportamentos ajustados face à situação em que se encontram.

A adesão a esta actividade, demonstrou claramente, que na Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, há um forte empenho na promoção da saúde. A Escola, preocupa-se também, com a gestão dos recursos naturais que são uma das formas de sustentabilidade de vida na Terra. Na realização dos laços houve a preocupação no reaproveitamento dos recursos. Assim, havia laços feitos com massas alimentares que estavam fora de validade, ráfia, tecidos, cordas, entre outros materiais.

Os alunos do nono A, realizaram em Formação Cívica e Área de Projecto, um “PowerPoint” sobre SIDA que foi apresentado a várias turmas.

A área da Saúde Escolar de Mateus ofereceu materiais como: lápis, canetas, réguas e pulseiras que foram distribuídos aos alunos. As réguas continham a seguinte mensagem “Não te deixes infectar pela dúvida”. A SIDA, tem de ser levada muito a sério porque as pessoas infectadas acabam por morrer mais cedo. Não antecipes a tua morte, abraça a vida, diz não à SIDA.


A Coordenadora da Educação para a Saúde

(Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral)





2 comentários:

  1. Estimados e Brilhantes Amigos e Colegas:
    Notável, a atitude de uma beleza e encanto imensos.
    A solidariedade deveria ser uma constante em todos nós para com os portadores desta doença.
    Foram sublimes. Admiráveis. Perfeitos.
    "...A adesão a esta actividade, demonstrou claramente, que na Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, há um forte empenho na promoção da saúde. A Escola, preocupa-se também, com a gestão dos recursos naturais que são uma das formas de sustentabilidade de vida na Terra. Na realização dos laços houve a preocupação no reaproveitamento dos recursos. Assim, havia laços feitos com massas alimentares que estavam fora de validade, ráfia, tecidos, cordas, entre outros materiais...."

    Um sucesso que constato pela vossa magia de deslumbrar e maravilhar.
    Creio que tudo passa por uma educação pessoal, social e humana em que devemos direccionar os nossos gestos para a compreensão, para a entreajuda plenas de sensatez e sobriedade. Deverá levar-nos a uma consciencialização que levará ao extermínio desta doença porque todos nós ansiamos e desejamos. Os mais jovens, as novas gerações, deverão estar sensibilizados para agirem de forma correcta uma vez aconselhados e orientados na vida que é deles e delas. Todos eles(as) necessitam do nosso afecto que passa também pelas escolas onde se educa e forma o ser humano desde curta idade. Com responsabilidade. Com humanismo. Com lucidez.
    Parabéns.
    Com respeito imenso por vós e estima elevada.
    Sempre a considerá-los e a admirá-los.

    pena

    Excelente gesto existencial pertinente.
    Felicito-vos.
    Desculpem, mais este comentário.
    Apenas falo pelo sentimento e pelo pensamento que me faz mover aqui num sonho sincero e sentido de pureza como encaro a vida. O mundo. Tenho valores e princípios em que acredito.
    Bem-Hajam e desculpem, sim?

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ! Uma boa exposição e uma forma de sensibilizar para uma temática sempre pertinente!

    ResponderEliminar