Mostrar mensagens com a etiqueta actividades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta actividades. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tecno-brincar



Os alunos do sétimo e do oitavo ano a frequentarem a disciplina de Educação Tecnológica participaram, no desenvolvimento e construção de projetos tendo em vista a atividade “Tecno-Brincar” que decorreu na Escola Mons. Jerónimo do Amaral de 14/06 a 17/06/2011.
Ao nível do sétimo ano os projectos desenvolvidos centraram-se nas “estruturas com mecanismo de transferência de movimento”;
No oitavo ano, foram tratados os conteúdos envolvendo as Fontes e Formas de Energias Alternativas e os projetos a apresentar deveriam contemplar uma forma de energia. O tema para os projectos para o oitavo ano foi: “ Sistemas com mecanismo de movimento utilizando uma forma de energia”.
Dos trabalhos sétimo ano expostos constam pontes articuladas de diversos modelos com mecanismo de transferência de movimento. No oitavo ano os projetos de trabalhos são maquetas com sistemas de aproveitamento e de locomoção a energia solar e projetos com movimento com recurso a outras fontes de energia.

quinta-feira, 9 de junho de 2011


Dia do Agrupamento na EB de Guiães

No dia 9 de Junho comemorámos o Dia do Agrupamento. Foi um dia muito especial porque fizemos muitos jogos.
Nós, os alunos do 1º ciclo e do JI de Guiães, deslocámo-nos ao campo de futebol e realizámos lá as actividades.
Organizámos duas equipas e fizemos um jogo de futebol. Fizemos também corrida de sacos, alguns colegas caíram no meio da corrida, outros chegaram à meta muito contentes por terem ganho.
Realizámos o jogo da colher em que colocámos uma batata na colher e percorremos uma determinada distância, ganhava quem chegasse primeiro à meta sem deixar cair a batata.
Fizemos o jogo da “Cabra Cega”, aqui a Cabra Cega tinha que identificar o menino através do tacto.
Nós também gostámos muito do jogo do “Lencinho” e de encher garrafas com água.
Este dia foi muito divertido porque fizemos muitos jogos engraçados. Estes momentos vão ficar para sempre na nossa memória.

Alunos do 3º e 4º anos da EB de Guiães





quarta-feira, 25 de maio de 2011

OS JOVENS, A SAÚDE E A CIDADANIA

No dia vinte e cinco de Maio de 2011, os alunos da Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, participaram no VI Fórum “Os Jovens, a Saúde e a Cidadania”, que decorreu no Teatro de Vila Real.




Os alunos do Clube de Música, em conjunto com alguns alunos do 5º e 6º anos, num total de 52 alunos, interpretaram peças musicais como: Chá-Chá-Chá; My heart will go on; What a wonderful world e o Hino da alegria.


Tratou-se de um momento muito especial, em que os alunos, acompanhados por instrumentos como a flauta de bisel, a flauta transversal, trompete, piano, guitarra e instrumentos de percussão, deram vida à música, demonstrando que a Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral desenvolve nos alunos uma cultura global, que compreende a cultura artística, em especial a cultura musical.


A nossa Escola está de parabéns, em particular os nossos alunos que desempenharam muito bem o seu papel. Parabéns, aos professores Adriano Gonçalves, José Alberto Ribeiro e Rui Ribeiro pela dedicação que colocaram neste evento ao treinarem os alunos.


Como disse a organização deste evento: “A Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral brilhou no Fórum”.






A Coordenadora de Educação para a Saúde


Teresina Bezerra



Alunos do 9º D na sua intervenção





Fórum: Os Jovens a Saúde e a Cidadania

Como tudo na vida, teve um início. Neste caso, a nossa caminhada para o VI Fórum iniciou-se dia 13 de Setembro de 2010. Foi a partir desse dia que começamos a discutir ideias, e a tentar estruturar o nosso trabalho da melhor forma possível, e digamos que não foi muito difícil a decisão devido ao facto da turma ser bastante unida.


Quando decidimos o que realmente iríamos efectuar no Fórum, começamos a trabalhar. Contamos com o apoio do Ginásio Clube de Vila Real para a criação da coreografia, pois vários elementos da nossa turma fazem parte de uma classe de Ginástica de Representação, sendo-nos facilitada essa componente. Quanto às restantes, dividimo-nos por grupos, para cada aspecto ser devidamente trabalhado e discutido.

A data cada vez mais se aproximava, e a ansiedade aumentava. Começamos com os ensaios e os últimos preparativos, para que nada falhasse no dia.

Chegou o dia 24 de Maio de 2011, o dia para o qual andávamos a trabalhar intensivamente há vários meses. Toda a turma se havia empenhado bastante, juntamente com os professores, Cristina Viegas e José Carvalho, e como é natural, não queríamos que algo falhasse.

Na hora de apresentarmos o espectáculo e de pisarmos o palco, os nervos apertavam. Mas, felizmente, correu tudo muito bem. Recebemos imensos elogios, tanto a nível escolar, como a nível da organização, o que nos deixou bastante contentes.

Sentimo-nos ainda mais satisfeitos, quando pensamos que fizemos a nossa escola, EB 2/3 Monsenhor Jerónimo do Amaral, brilhar perante o distrito de Vila Real, pois sentimos que o nosso esforço foi compensado. E quando nos referimos ao “nosso esforço”, referimo-nos principalmente ao professor José Carvalho e à professora Cristina Viegas, que nos serviram de apoio, digamos que sem eles teria sido impossível fazer com que a nossa escola brilhasse tanto naquele dia.

Obrigada aos professores e público, pois um espectáculo sem público, não é um espectáculo.

Melissa 9.ºD

terça-feira, 24 de maio de 2011

Encontro com as coordenadoras do projecto A LER +



Hoje o Agrupamento foi visitado pelas Coordenadoras Nacionais do projecto A LER+ para se inteirarem da dinâmica do projecto no nosso agrupamento. O encontro contou com a presença da Vereadora da Educação Dolores Monteiro, Coordenadora interconcelhia Rosário Caldeira, Bibliotecária da Biblioteca Municipal de Vila Real Isabel Machado, Equipa BE, José Lopes, Mabília Oliveira, Alice Fernandes, Céu Laranjeira,  Coordenadora do Pré Escolar Isabel Sequeira, Coordenador do 1º ciclo Valdemar Pires, Coordenadora de Projectos Graça Dinis.
Foi apresentado um power point de suporte à intervenção da Coordenadora da Biblioteca Anabela Quelhas, que possibilitou uma visão global do projecto, implantado a partir deste ano lectivo no agrupamento, com cerca de 62 actividades, englobando articulações com os currículos, com o meio envolvente, com as famílias, com outros projectos e com os nossos parceiros culturais.



quinta-feira, 5 de maio de 2011

VISITA AO JARDIM DE INFÂNCIA DE SABROSO

Visita ao Jardim de Infância de Sabroso

No dia 5 de Maio, os meninos de Vila Meã foram visitar os meninos de Sabroso. Sabroso, fica um bocadinho longe, por isso, foram de táxi e três meninos foram no carro da D. Cristina que é a mãe da Eva.

Estávamos todos ansiosos, por nos conhecer, até porque já tínhamos falado por telefone, e-mail e também por carta, já sabíamos muito acerca de todos, até já sabíamos que havia nomes iguais, mas queríamos brincar juntos.

Logo de manhã, conversámos em grande grupo conhecermo-nos melhor os e vimos os pares de nomes iguais…distribuímos os presentes e falámos um pouco.

Os meninos de Sabroso tinham uma surpresa para os meninos de Vila Meã – fazer “digitinta amarela” no recreio - (água, farinha líquido da loiça e tinta amarela) gostámos e divertimo-nos muito, ficámos com a roupa, o cabelo e os sapatos amarelos, mas ficámos muito felizes.

Os colegas de Sabroso ainda tinham outra surpresa para os de Vila Meã, um delicioso lanche: pão com queijo e fiambre, sumo e bolos que eles fizeram. Estava tudo muito bom.

Adorámos estar junto, foi divertido e muito giro.

Os meninos de Vila Meã convidaram os de Sabroso para conhecer a sua escola.

Estamos felizes porque temos amigos novos!



terça-feira, 29 de março de 2011

JORNAL "O JERÓNIMO" on line

Olá amigos
O jornal do agrupamento já está on line (edição 11), na página do agrupamento.
Este ano deram-me mais esta tarefa de coordenar a realização do Jornal Escolar, o nosso JERÓNIMO.
As tarefas estão a ser cumpridas segundo a planificação que realizei, graças a uma grande equipa formada pelos coordenadores do agrupamento e o meu braço direito da informática, o docente Santos Silva.
O jornal passará a ter dois suportes, em papel e informático. 
Como sabem não é possível publicar tudo, apesar de todos quererem colaborar. Quem coordena tem que seleccionar, no sentido de publicar o que tem mais qualidade. Mais uma vez lembro a frase de Eduardo Lourenço: "Não importa o destino mas sim a viagem. "
Espero que gostem e façam críticas para podermos optimizar este meio de comunicação. 
Agradeço a colaboração de todos, todos juntos construiremos um bom jornal! Anabela Quelhas


As nossas conceções sobre a Paz (Jardim de Ponte)

As nossas conceções sobre a Paz:




- A Paz vem do coração;


- A Paz é um bébé;


- A Paz é dizer NÃO à guerra;


- A Paz é não ter fome;


- A Paz é quando as mãos fazem festinhas;


- A Paz é ter sossego;


- A Paz é dar amor;


- A Paz é ter saúde;


- A Paz é fazer um desenho;






SE TODO O PLANETA ESTIVESSE EM PAZ, TODOS OS MENINOS ESTAVAM CONTENTES.
 

sexta-feira, 25 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA - JI/ EB1 de Nogueira

 JI/EB1 DE NOGUEIRA


S E M A N A D A L E I T U R A

Plantação do Medronheiro

Leitura de um livro de poemas         
                Marcadores - A floresta dos sólidos geométricos


Leitura de um livro “ Pede um Desejo”, de Inês de Barros Baptista, realização de um jogo sobre os sentimentos. Registo dos sentimentos expressos pelas crianças. Cada criança escolheu o lugar na escola onde iria colocar o seu cartão. Atribuíram à escola o nome de “A escola dos desejos lembrados”.


Peça de teatro representada pelos Pais e Funcionários
ÁRVORE DOS AFECTOS

Operação Salto Alto (gosto de teatro) - OFICINA DE CARACTERIZAÇÃO


O nosso grupo de teatro preferido as "SALTO ALTO" volatram à escola, desta vez oferecendo-nos uma oficina de caracterização. Os alunos do 8º C compareceram para aprender como se faz para para envelhecer rapidamente e para criar a ilusão de uma ferida. Como sabem estas acções imprimem mais realismo aos personagens interpretados e são componentes essenciais para o sucesso de uma peça de teatro. Ofereceram-se voluntários e as Salto Alto meteram a mão nas tintas, nos pincéis, nos vernizes, nos pós e outras maravilhas que deliciaram os presentes.
A maquilhagem foi reforçada com alguns adereços extra.
Os alunos adoraram, podem repetir?








quarta-feira, 23 de março de 2011

VOLEIBOL

Desporto Escolar 2010/2011

Voleibol

No dia 23 de Março de 2011, pelas 8:15 horas, as duas equipas de voleibol da nossa escola partiram em direcção a Vidago para, cada equipa, realizar um jogo a contar para o campeonato do Desporto Escolar. Participaram as equipas Infantil A Feminino e Infantil B Feminino da nossa escola e a equipa Infantil B da escola EB 2,3 Vidago. Ambas as equipas ganharam, pelo que estão de parabéns.  Deverão continuar empenhadas e assíduas nos treinos, pois ainda nos falta disputar mais dois jogos. O próximo será no dia 6 Abril, em Ribeira de Pena.


                                                                 Infantis A e Vidago 

                                                                   Infantis B



Subestrutura de Educação Física

terça-feira, 22 de março de 2011

O ESCRITOR VEIO À ESCOLA - Dr. Pires Cabral

MARCADOR Semana da Leitura

ACTIVIDADES TURMA MAIS

Actividade da Turma Mais do 6º ano de Língua Portuguesa.( alunos do 6ºA, D e G )- A peça de teatro é "O casamento da Natureza"- apresentada no dia 22 de Março, às 9 horas no Auditório Via Láctea. Esta peça é uma das partes da actividade conjunta ( Teatro, leitura de poemas e textos, recital de música e poesia ) dessas turmas ( o 6º A é do Conservatório ) e respectivos professores de Português.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Mega Sprint Distrital/Desporto Escolar 2011

Mega Sprint Distrital/Desporto Escolar 2011



Realizou-se no dia 21 de Março, de manhã, na Pista de Atletismo da UTAD, o encontro de Mega Sprint Distrital, que abrangeu todas as escolas do distrito de Vila Real.
A nossa escola participou com 18 alunos, desde o escalão infantil até ao Juvenil. Executaram as provas de corrida de velocidade 40m (mega sprint), salto em comprimento (mega salto) e corrida 1.000 metros (mega kM). A organização ficou a cabo da EAE Vila Real e da Associação de Atletismo. Pelos resultados expostos, verificamos que os nossos atletas tiveram uma prestação muito merecedora, dignificaram a nossa escola e obtiveram muitos resultados nos dez primeiros lugares, sendo que em quatro resultados alcançámos o terceiro lugar. Muito Bom.

RESULTADOS DISTRITAIS



Parabéns aos participantes


Subestrutura de Educação Física