Mostrar mensagens com a etiqueta SEMANA DA LEITURA 2012. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta SEMANA DA LEITURA 2012. Mostrar todas as mensagens

domingo, 6 de maio de 2012

Semana da Leitura 2012


Semana da Leitura


Neste espaço ficarão registadas todas as iniciativas/atividades desenvolvidas no âmbito da Semana da Leitura.


A equipa da biblioteca agradece toda a colaboração e articulação estabelecida nesta e em todas as atividades/iniciativas da biblioteca escolar.


Fotos de algumas atividades realizadas pelo Pré-escolar e 1º Ciclo sob a orientação dos respetivos professores:











sábado, 24 de março de 2012

SEMANA DA LEITURA - agradecimento


Olá
Este ano ao longo da semana da leitura senti uma mistura de frustração e satisfação. Tinha o calendário cheio, todo o agrupamento envolvido em ações e não precisei de ficar ansiosa como ficava anteriormente. Isto significa que tudo decorreu como tinha sido planificado e que todos são capazes de participar com grande sentido de responsabilidade e autonomia, nesta semana em que se dá grande destaque à leitura.
Esta articulação entre todos, num agrupamento tão grande como o nosso, só se consegue após várias experiências bem-sucedidas e porque há um grande empenho e união entre todos, sob o olhar atento e experiente dos coordenadores. Eu sei que dá muito trabalho, mas nada se faz sem o mesmo. Não quero ouvir falar em desistências! Viram como somos mesmo bons quando nos empenhamos? O resultado está aí é a 3ª vez que a semana da leitura é um sucesso!
Quero agradecer a todos e a cada um em particular. Vivemos uma nova era: a era das novas tecnologias da informação e da  comunicação, mas somos nós docentes, assistentes operacionais e pais que podemos converter esta nova era numa oportunidade para as crianças e jovens aprenderem mais e melhor.
Estou grata a todos.
Abraço, 


Anabela Quelhas

SEMANA DA LEITURA 2012

sexta-feira, 23 de março de 2012

Onde estamos

Estamos no blog da Rede de Bibliotecas Escolares.
Clique aqui:
http://blogue.rbe.min-edu.pt/2012/03/semana-da-leitura_22.html

SEMANA DA LEITURA 2012





KARAOKE






A leitura também se faz a cantar. O auditório encheu e os alunos divertiram-se.
 SEMPRE A LER E A CANTAR! 

PROGRAMA DA SEMANA DA LEITURA

Cique nas imagens para ampliar

SEMANA DA LEITURA - podcast

quinta-feira, 22 de março de 2012

ATELIER DE POESIA MUSICADA


Sophia de Mello Breyner Andresen. Dia Mundial da Poesia e Semana da Leitura 2012 em Espinho:

ATELIER DE POESIA MUSICADA

Poemas escolhidos da poeta, escritos entre os anos 40 e 90, premiados, e publicados em múltiplas edições dos livros Dia do Mar, Musa e Búzio de Cós.
Programa:
Poesia musicada:
As Rosas
As horas vagas
O navio naufragado
Fernando Pessoa
Autopsicografia
Os Amigos
Goa
As rosas

Músicas criadas pela professora Isabel Lacerda Cabral, em ritmos de Folk, chula, reggae, música africana, bossa-nova.
Intérpretes: Alunos do 6º D: Carina, Margarida, André, Dalila, Diogo Mestre, Diogo Silva, Filipa Faceira, Filipe Ferreira, Inês Liberato, Inês Fernandes, Leandro, Liliana, Márcio, Marco, Miguel, Rafael, Samuel, Tiago, Eugénio (cantores)
Leitoras-Joana Pereira e Vanessa Rodrigues, em representação dos 5ºH e 5º G
Acompanhados pela professora de Português, que compõe canta e toca guitarra, os alunos do 6º D irão apanhar um autocarro, vindo da Câmara Municipal de Espinho, no próximo Dia 22 de Março, que comemora, com um dia de atraso, o início da Primavera e o Dia Mundial da Poesia, e visitar outra cidade, num Projeto de Poesia Musicada que, desde 2007, já correu as Bibliotecas do Porto, Matosinhos, Vila Real, Amarante e proximamente irá estar no Jardim Botânico, onde a escritora passou a sua infância atá aos 10 anos e que inspirou alguns dos seus livros.
 O passeio rumará à Biblioteca Municipal de Espinho, cidade que brevemente irá ficar mais perto de Vila Real, por mais um laço protocolar, e será no Auditório Sophia de Mello Breyner da Biblioteca Municipal que iremos desenvolver mais uma sessão, dedicada a alunos do 2º ciclo da cidade ; e, de tarde, iremos estar na Escola Secundária Manuel Laranjeira, numa sessão direcionada ao 3º ciclo.
 Um grupo de 23 alunos dos 6º D, 5º H e 5ºG vai ler a 1ª página dos contos de Sofia, A menina do Mar, noite de Natal, o rapaz de bronze, O Cavaleiro da Dinamarca, entre outros, onde serão ouvidos 8 poemas musicados cantados pelos alunos do 6º D, que igualmente desenham para interpretar cada poema, nos desenhos que serão o pano de fundo do cenário poético…  e cujo horizonte poético é a expansão das ideias dos Contos.
 Uma pequena entrevista ao Grupo, pela Rádio Universidade irá ouvir-se na Semana da Leitura, e a gravação do 1º poema musicado, comemorando passará igualmente, durante a Semana da Leitura e o Dia Mundial da Poesia; e ouvir-se-ão em notícias diárias as atividades calendarizadas, de todos os professores, alunos e níveis de ensino  do Agrupamento.
Os alunos dos 5º H e 5º G vão ler a 1ª página dos contos infanto-juvenis de Sophia, escritos e publicados por ordem cronológica como :A noite de Natal, A fada Oriana, O rapaz de bronze, O cavaleiro da Dinamarca, A floresta, A  Árvore, textos ligados por intertextualidade com os poemas escolhidos e que falam de temas universais em Sophia:  a amizade e os artistas; a praia e o mar; a vastidão da Natureza; a união dos Deuses; o hinduísmo e os goeses; Goa e o Oriente; a fruição da Natureza como expressão de Deus, o crepúsculo e a escrita poética
No fim, a professora conta a história de O JANTAR DO BISPO, conto publicado em Contos Exemplares da fase antifascista da escritora, e que resume a sua personalidade humanista e católica de  no livro  Contos Exemplares, prefaciado pelo Bispo D. António Ferreira Gomes, que nos fala dos deveres da Igreja e da Humanidade e Valores entre os Homens.
Lerá finalmente o poema AS PESSOAS SENSÍVEIS a professora de Português, Isabel, nas 3 sessões apresentadas mais uma vez pela aluna Tânia, do 7º C, que é a nossa Catarina Furtado e muito bem representou ,em leitura, o grupo, nas Bibliotecas, Florbela Espanca, de Matosinhos, Albano Sardoeira, de Amarante e Dr. Júlio Teixeira de Vila Real, em anos anteriores.
Afinal pisar o palco não é para todos…
Contudo…as pessoas sensíveis serão os alunos que irão partilhar, entre as duas cidades este momento, onde a música nos salvará da nostalgia, pois é alegre.

Leitores: Vanessa, do 5º H; Joana, do 5ºJ; Ilustrador. Samuel, do 6º D e todos os alunos do 6º D.; Divulgadores e apresentadores de Goa, em trabalho de pesquisa, todos os alunos do 6º D.
Poeta associado, Fernando Pessoa e o poema, Autopsicografia, igualmente musicado.
Divulgação: Auditório Sophia de Mello Breyner da Biblioteca Municipal de Espinho-Dia Mundial da Poesia e Auditório da Escola Secundária de Espinho. Dr. Manuel Laranjeira
Auditório Dr. Júlio Teixeira- Biblioteca Municipal de Vila Real- Dia Mundial do Livro.
Jardim Botânico do Porto\Casa Andresen-Dia Mundial da Criança 2012- dinamização de Teresa Andresen e Reitoria da U.P. Atelier ao ar livre.
Professor que enquadrará musicalmente o grupo: Adriano Gonçalves de Educação Musical.

A professora,
Isabel Lacerda Cabral.

terça-feira, 20 de março de 2012

APROXIMAR GERAÇÕES















Os alunos do 3º ciclo e da Educação Especial voltaram mais uma vez ao Lar de Sto António, levando musica, leituras, carinho e muita animação. Cantaram-se musicas populares, leu-se Torga, retrataram-se figuras históricas sob a orientação dos professores Ana André, Cristina Viegas e José Carvalho. Participação especial da assistente operacional Adília Martins, representando a biblioteca escolar. Um agradecimento especial à direção do lar que presenteou os nossos alunos ciom um lanche delicioso.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Enid Blyton



Exposição "Escritor do Mês" com Enid Blyton, que serviu de ponto de partida para o resto das ações. Esta foi talvez a atividade de maior destaque desta semana, pois envolveu diversas turmas e articulou diversos níveis de ensino. Os principais dinamizadores  foram os docentes de Inglês. 

Capas ilustradas das obras de Enid Blyton 
4º ano turma 09
Algumas das obras de Enid Blyton

Referência a mais uma criação de Enid Blyton - o NODDY

Alunos do 2.º ciclo colaboram com alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do Centro Escolar da Araucária.
Objetivo - Explicar quem foi, o que escreveu, etc. a escritora inglesa Enid Blyton.






Alunos do 3.º ciclo colaboram com alunos do 2.º ciclo da Escola Monsenhor J. Amaral.
Objetivo - Falar sobre a escritora inglesa Enid Blyton e comentar o filme “Enid” mostrado no auditório ao longo da Semana da Leitura.




Resultado sa semana da leitura e do estudo sobre Enid Blyton - exposição do 1º ciclo.

IDOLOMANIA - José Mourinho

ÓSCARES 2012



É NOTÍCIA - noticiou ao longo da semana da leitura informação sobre a 7ª arte e os Óscars do Cinema 2012. 

ANATOMIA DO LIVRO - exposição



Pequena mostra sobre as diversas componentes de um livro.