quinta-feira, 3 de março de 2011

VISITA DO PSICÓLOGO

Área de Projecto 5ºB 2011/12

No dia 3 de Março de 2011, na aula de Área de Projecto, a turma 5º B recebeu a visita do psicólogo da escola, Dr. Eduardo Castro.

Pediu para nós dizermos o que achávamos que era a psicologia e o que sabíamos sobre os psicólogos. A turma deu as seguintes respostas:

 Tratam de pessoas e analisam o seu comportamento.

 Há vários tipos de psicologia.

 Ajudam a enfrentar os medos.

 Estudam os problemas das pessoas.

 Ajudam as pessoas a ficar seguras consigo mesmas.

 Fazem jogos com as crianças e falam com os adultos.

Ele disse que os psicólogos podiam estar:

 No hospital (psicólogos da saúde).

 Em escolas (psicólogos escolares).

 Em clínicas (psicólogos clínicos).

 Em tribunais (psicólogos judiciais).

 Em gabinetes privados, onde pode estar qualquer tipo de psicólogo.

Por vezes podem aparecer na tv, no rádio, na internet, em jornais e em revistas.

O Dr. Eduardo disse que os psicólogos do desenvolvimento eram os que tratavam de crianças.

O Dr. Eduardo disse que a palavra psicologia era composta por duas palavras, psi e logia, que querem dizer mente e estudo, respectivamente.

O Dr. Eduardo perguntou o que era o pensamento ao que uma colega nossa respondeu que pensamento era quando falávamos para nós próprios.

Também foram os psicólogos que descobriram que os humanos sonham e conseguiram explicar o que era o sonho. Para a nossa idade explicaram da seguinte maneira: o nosso cérebro é como se fosse uma biblioteca, nascemos com várias prateleiras e nelas vamos colocando e ordenando os livros que escrevemos durante um sonho, sobre os acontecimentos do dia. Os sonâmbulos acreditam tanto no sonho que estão a ter, que tentam realizá-lo.

Um psicólogo chamado Sigmund Freud descobriu como se fazia a hipnose e Jean Piajet foi o primeiro psicólogo a trabalhar com crianças e a percebe que as crianças têm sempre uma razão que as levam a ficarem tristes.

O psicólogo também disse que as pessoas que se tentavam suicidar não se lembravam das outras pessoas. Os dois tipos de psicólogos que podem tratar disso são os psicólogos clínicos e os psicólogos familiares.

Eu gostei muito desta visita, acho que foi importante para nos desenvolvermos e para estarmos mais informados.






No dia 3 de Março pelas 15:00h o Dr. Eduardo Castro, o Psicólogo da nossa escola, veio à nossa aula de Área de Projecto explicar o que era ser um psicólogo.



Falou no que era a psicologia e o que o psicólogo fazia no seu trabalho. Disse que os psicólogos tratavam de pessoas, estudavam os problemas das pessoas, estudavam e analisavam os comportamentos das pessoas, ajudavam os alunos a aprender, ajudavam a lidar com nós próprios, que ajudavam a falar e a superar problemas.


O Dr. Eduardo disse que os psicólogos podem ser vistos em hospitais, nas escolas, nas clínicas, em gabinetes privados, em televisões, em estúdios, em jornais, em revistas e na internet. O psicólogo também disse que fazem jogos com as crianças mais novas e que falavam com os adultos. Eles, os psicólogos, também descobriram o porquê de nós, os seres humanos sonharmos e o Dr. Eduardo esteve a explicar tudo sobre isso. O Psicólogo da nossa escola também disse que “psi” vinha do latim que significava “mente” e “logia” que vem de estudo.


O Dr. Eduardo falou-nos sobre os pensamentos e disse que quando nós estamos a pensar é quando as pessoas falam consigo próprias, ou seja, falam para dentro da mente. Também disse que quando estava no ISMAI a tirar o curso de Psicologia estava a tirar o curso de Psicologia do Desenvolvimento e que agora está na nossa escola como Psicólogo escolar.


Quase no fim da visita do Dr. Eduardo, alguns alunos da nossa turma estiveram a fazer algumas perguntas e o Psicólogo respondeu a todas elas.


A visita do Psicólogo Eduardo foi muito divertida.


Gostava muito que todas as visitas à nossa sala, nas aulas de Área de Projecto fossem todas assim.




Trabalho realizado por: Viviane Magalhães 5ºB nº20








Sem comentários:

Enviar um comentário