quarta-feira, 2 de março de 2011

TEXTOS REALIZADOS EM CONTEXTO DE SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA 5ºI,

Textos criados a partir do desafio feito pela docente: Foi fornecido aos alunos a personagem, o espaço e o final da história, e os alunos deveriam criar um conto.  


A Serpentina e o labirinto




Era uma vez uma serpente que morava numa floresta. Essa serpente chamava-se Serpentina e era muito curiosa.


Um dia encontrou um labirinto e pensou, pensou até que teve uma ideia. Essa ideia era entrar no labirinto e ver se havia lá algum tesouro. Entrou e andou, andou, andou até que se perdeu e exclamou:


-Ai! Que desgraçada que eu sou! Perdi-me!


Passaram algumas horas, ela queixou-se:


-Estou cheia de fome e tenho sono!


Passado um minuto a Serpentina ouviu uma voz que dizia:


-Anda para a frente, depois vira à esquerda e por último vira à direita.


A Serpentina fez o que a voz disse e quando olhou em frente ficou admiradíssima, exclamando:


-É a primeira vez que vejo um tesouro cheio de ouro!


A Serpentina aproximou-se e deitou-se em cima do tesouro e, de repente, ouviu outra vez a voz que dizia:


-Leva o tesouro contigo, nesse carrinho que está à tua esquerda, e anda sempre em frente.


A Serpentina andou, andou, andou até que o carrinho parou e ela ainda ficou mais admirada do que antes. Ela viu muita comida e uma cama.


A Serpentina deitou-se na cama e adormeceu.


Passada uma hora a voz falou outra vez e dizia:


-Anda novamente no carrinho, leva as coisas todas que encontraste, e vira à direita e depois à esquerda.


Ela andou no carrinho e, de repente ,parou, olhou em frente e aí quase desmaiava. Ela nunca tinha visto uma fada. Ela aproximou-se da fada que estava cheia de fome.


A Serpentina pensou e deu-lhe o tesouro, a comida e a cama.


A fada comeu, comeu e disse:


-És muito boa serpente! Nem sei como te agradecer!


-Não é preciso agradecer! Simplesmente estou mortinha para sair deste labirinto!


-Ah! Já sei! Eu posso tirar-te deste labirinto!


-A sério?


- Sim!


-Olha, então vamo-nos despedir uma da outra. Adeus!


-Adeus!


A fada tirou a Serpentina do labirinto e levou-a para a floresta.


Os amigos dela, quando a encontraram, perguntaram-lhe:


-Onde é que andaste durante este tempo todo?


-Andei perdida dentro de um labirinto. Só sei que é uma longa história!


-Conta lá!


-Eu um dia tinha encontrado um labirinto e lembrei-me que podia haver lá um tesouro. Então entrei e passado algum tempo tinha-me perdido e comecei a sentir sono e fome.


Logo a seguir ouvi uma voz que me indicava algumas direcções para eu seguir. A primeira vez encontrei um tesouro e a voz mandou-me levá-lo num carrinho que lá estava. Depois vi muita comida e uma cama, a voz disse para pôr outra vez as coisas que encontrei ,no carrinho. Eu segui no carrinho até que encontrei uma fada, quase morta, pensei e dei-lhe tudo o que tinha encontrado. Ela ficou outra vez saudável e disse que não sabia como me agradecer. Eu tinha dito que não era preciso agradecer e também lhe disse que estava morta por sair do labirinto. Ela lembrou-se que me podia tirar de lá. Foi assim que eu saí, se não, nunca mais encontrava o caminho de volta.


-Então foi uma história com um final feliz!


-Foi e ao mesmo tempo uma lição por ser muito curiosa! Por pouco não fiquei lá!


-Adeus!


Os animais foram todos para as suas casas.


“Meu dito, meu feito, este conto sai perfeito.”






CARLOS REBELO 5º I
DOCENTE: Alice Fernandes



Sem comentários:

Enviar um comentário