quinta-feira, 22 de março de 2012

ATELIER DE POESIA MUSICADA


Sophia de Mello Breyner Andresen. Dia Mundial da Poesia e Semana da Leitura 2012 em Espinho:

ATELIER DE POESIA MUSICADA

Poemas escolhidos da poeta, escritos entre os anos 40 e 90, premiados, e publicados em múltiplas edições dos livros Dia do Mar, Musa e Búzio de Cós.
Programa:
Poesia musicada:
As Rosas
As horas vagas
O navio naufragado
Fernando Pessoa
Autopsicografia
Os Amigos
Goa
As rosas

Músicas criadas pela professora Isabel Lacerda Cabral, em ritmos de Folk, chula, reggae, música africana, bossa-nova.
Intérpretes: Alunos do 6º D: Carina, Margarida, André, Dalila, Diogo Mestre, Diogo Silva, Filipa Faceira, Filipe Ferreira, Inês Liberato, Inês Fernandes, Leandro, Liliana, Márcio, Marco, Miguel, Rafael, Samuel, Tiago, Eugénio (cantores)
Leitoras-Joana Pereira e Vanessa Rodrigues, em representação dos 5ºH e 5º G
Acompanhados pela professora de Português, que compõe canta e toca guitarra, os alunos do 6º D irão apanhar um autocarro, vindo da Câmara Municipal de Espinho, no próximo Dia 22 de Março, que comemora, com um dia de atraso, o início da Primavera e o Dia Mundial da Poesia, e visitar outra cidade, num Projeto de Poesia Musicada que, desde 2007, já correu as Bibliotecas do Porto, Matosinhos, Vila Real, Amarante e proximamente irá estar no Jardim Botânico, onde a escritora passou a sua infância atá aos 10 anos e que inspirou alguns dos seus livros.
 O passeio rumará à Biblioteca Municipal de Espinho, cidade que brevemente irá ficar mais perto de Vila Real, por mais um laço protocolar, e será no Auditório Sophia de Mello Breyner da Biblioteca Municipal que iremos desenvolver mais uma sessão, dedicada a alunos do 2º ciclo da cidade ; e, de tarde, iremos estar na Escola Secundária Manuel Laranjeira, numa sessão direcionada ao 3º ciclo.
 Um grupo de 23 alunos dos 6º D, 5º H e 5ºG vai ler a 1ª página dos contos de Sofia, A menina do Mar, noite de Natal, o rapaz de bronze, O Cavaleiro da Dinamarca, entre outros, onde serão ouvidos 8 poemas musicados cantados pelos alunos do 6º D, que igualmente desenham para interpretar cada poema, nos desenhos que serão o pano de fundo do cenário poético…  e cujo horizonte poético é a expansão das ideias dos Contos.
 Uma pequena entrevista ao Grupo, pela Rádio Universidade irá ouvir-se na Semana da Leitura, e a gravação do 1º poema musicado, comemorando passará igualmente, durante a Semana da Leitura e o Dia Mundial da Poesia; e ouvir-se-ão em notícias diárias as atividades calendarizadas, de todos os professores, alunos e níveis de ensino  do Agrupamento.
Os alunos dos 5º H e 5º G vão ler a 1ª página dos contos infanto-juvenis de Sophia, escritos e publicados por ordem cronológica como :A noite de Natal, A fada Oriana, O rapaz de bronze, O cavaleiro da Dinamarca, A floresta, A  Árvore, textos ligados por intertextualidade com os poemas escolhidos e que falam de temas universais em Sophia:  a amizade e os artistas; a praia e o mar; a vastidão da Natureza; a união dos Deuses; o hinduísmo e os goeses; Goa e o Oriente; a fruição da Natureza como expressão de Deus, o crepúsculo e a escrita poética
No fim, a professora conta a história de O JANTAR DO BISPO, conto publicado em Contos Exemplares da fase antifascista da escritora, e que resume a sua personalidade humanista e católica de  no livro  Contos Exemplares, prefaciado pelo Bispo D. António Ferreira Gomes, que nos fala dos deveres da Igreja e da Humanidade e Valores entre os Homens.
Lerá finalmente o poema AS PESSOAS SENSÍVEIS a professora de Português, Isabel, nas 3 sessões apresentadas mais uma vez pela aluna Tânia, do 7º C, que é a nossa Catarina Furtado e muito bem representou ,em leitura, o grupo, nas Bibliotecas, Florbela Espanca, de Matosinhos, Albano Sardoeira, de Amarante e Dr. Júlio Teixeira de Vila Real, em anos anteriores.
Afinal pisar o palco não é para todos…
Contudo…as pessoas sensíveis serão os alunos que irão partilhar, entre as duas cidades este momento, onde a música nos salvará da nostalgia, pois é alegre.

Leitores: Vanessa, do 5º H; Joana, do 5ºJ; Ilustrador. Samuel, do 6º D e todos os alunos do 6º D.; Divulgadores e apresentadores de Goa, em trabalho de pesquisa, todos os alunos do 6º D.
Poeta associado, Fernando Pessoa e o poema, Autopsicografia, igualmente musicado.
Divulgação: Auditório Sophia de Mello Breyner da Biblioteca Municipal de Espinho-Dia Mundial da Poesia e Auditório da Escola Secundária de Espinho. Dr. Manuel Laranjeira
Auditório Dr. Júlio Teixeira- Biblioteca Municipal de Vila Real- Dia Mundial do Livro.
Jardim Botânico do Porto\Casa Andresen-Dia Mundial da Criança 2012- dinamização de Teresa Andresen e Reitoria da U.P. Atelier ao ar livre.
Professor que enquadrará musicalmente o grupo: Adriano Gonçalves de Educação Musical.

A professora,
Isabel Lacerda Cabral.

Sem comentários:

Enviar um comentário