quarta-feira, 23 de maio de 2012

Atelier de Poesia Musicada: Dia Mundial Do Livro- Espinho e Vila Real vão casar…

Atelier de Poesia Musicada: Dia Mundial Do Livro- Espinho e Vila Real vão casar…

  Todas as Bibliotecas comemoram diariamente o Dia Mundial do Livro. Este, mais formalmente, foi fixado em comemoração internacional, para o mês de Maio, dia 23.

  As Bibliotecas têm ainda um dia mais especial, O Dia Mundial das Bibliotecas. Elas são feitas de livros, que no mundo das tecnologias parecem estar a ficar fora de moda. E por isso há livros que agora se traduzem em computadores; que se abrem de outra forma, mas que nos fazem mergulhar no Mundo das ideias e da cultura, de forma mais interativa.

   Dar vida aos livros e aos poetas foi o que nos ocorreu na Escola Jerónimo Amaral, quando propusemos comemorar o Dia Mundial do Livro, levando uma rede de ideias às Bibliotecas de Vila Real e Espinho. Contudo, apesar de ambas serem muito modernas, empreendedoras e luminosas, o acolhimento do trabalho foi diverso, havendo a concluir que quanto mais iniciados estão os alunos em literatura, mais fácil se torna a divulgação deste Atelier, este ano dedicado à escritora Sophia de Mello Breyner, uma das mais importantes do Plano Nacional de Leitura e do panorama da Literatura Portuguesa do século 20.

  Em Vila Real, na manhã de 23 de Maio,foi difícil, não apenas porque estava a chover, como também porque as turmas que nos ouviram do Colégio Moderno de S. José, estavam pouco familiarizadas com a escritora, como ainda por desconcentrações dos alunos mais divertidos do Atelier…

   Porém, em 26 de Maio, chegados a Espinho num autocarro da Câmara Municipal, levados pela própria Diretora da Biblioteca Dr.ª. Andréa Magalhães, recebeu-nos outra luminosa Biblioteca, onde, sentados no chão, sobre um tapete, alunos, professores e educadores ouviram:

  A Rita Brás tocar o adágio de Albinoni, em clarinete, a Graça Matos e a Joana Pereira , do 5ªG e o Pedro Costa do 5ºH ler a 1ª página dos contos de Sophia,  ordenados por sequência de edição; depois, uma cadeia de poemas musicados da escritora expandiram mais filosoficamente os temas dos contos, cantados pelos alunos do 6º D, e intercalados por uma interpretação de 10 livros da escritora; que não ficará esquecida neste dia em Espinho, no auditório da Biblioteca José Marmelo e Silva. E, à tarde, num auditório da Escola Manuel Laranjeira, que assim foi, tal como a Escola anterior, Sá Costa, Escolas Básicas 2,3, visitada por Vila Real.

  Esta cidade, irá casar com Vila Real, em 6 de Junho deste ano, segundo as palavras misteriosas da Vereadora da Cultura, Dª. Leonor Ledo Fonseca, numa cerimónia oficial de um laço protocolar entre as cidades e municípios.

  Agradece-se ainda a presença do jornalista do Jornal Defesa de Espinho, Dr. Lúcio Alberto e aos fotógrafos da Câmara Municipal; à diretora da Biblioteca, extraordinariamente dinâmica, Dr. Andréa Magalhães; à coordenadora dos Serviços Educativos e sala livre acesso Dr.ª Isabel Machado e diretor, Dr. Vitor Nogueira; e a toda a comunidade escolar de alunos educadores e professores, representante de pais, a partilha de mais um momento de Literatura para a infância…na comemoração do Dia Mundial do Livro.

  Sophia não conheceu os arquitetos Rui Lacerda e António Belém Lima, que dir-se-ia, por telepatia, poderão, ter conversado previamente, sobre o projeto dos moderníssimos e requintados edifícios,  baixos, de coloração minimalista, onde a luminosidade, as paisagens recortadas, os jardins interiores, onde os leitores vão ler, sentados em bancos de jardim, voltados para o ambiente marinho, ou o verde das paisagens torguianas, em Trás-os-Montes, parecem assim mais próximos, ficando contudo a certeza de que a Cultura marca a diferença e poderá melhorar o Mundo …

  Um obrigada especial para os Drs. Filomena Mesquita, Paulo Gusmão Guedes Guimarães e Teresa Andresen no próximo dia 1 de Junho, da Coordenação da Reitoria da Universidade do Porte e Casa Andresen, que irão tornar possível uma Mostra final no Jardim Botânico, onde a escritora cresceu… para Escolas do Porto.

  Um Obrigada especial ao Diretor, Dr. António Batista de Carvalho, Arq. Anabela Quelhas, na Biblioteca Escolar M. Jerónimo do Amaral, Coordenadora do Departamento de Línguas, Maria Jorge  Azevedo  e  Direção da Escola Manuel Laranjeira, e Rádio Universidade, Jornalista Mila Brigas.

   Na Coordenação de Projetos da Escola M. Jeróimo Amaral, Dra. Graça Dinis.

  Participaram neste Projeto os alunos Carina Fernandes, Ana Margarida Magalhães, Dalila Gonçalves, Diogo Mestre, Diogo Silva, Filipa Faceira, Filipe Ferreira, Inês Liberato, Inês Fernandes, Leandro Penelas, Liliana Gonçalves, Márcio Brites, Marco Pires, Miguel da Eira, Samuel Félix, Tiago Magalhães, Eugénio Ribeiro, Joana pereira, Graça Matos , Pedro Costa.

  Coordenação e ideia de:

Isabel Lacerda Cabral.

Sem comentários:

Enviar um comentário