sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ESCRITORA DO MÊS

BEATRIX POTTER

Beatrix Potter foi uma grande escritora, ilustradora e conservacionista inglesa, célebre por seus livros infantis. A sua obra mais famosa é A História do Pedro Coelho, um relato das travessuras do Peter Rabbit 



Beatrix Potter nasceu Kensington Square, Londres, em 1866. A sua família, da alta burguesia, era ligada ao comércio de algodão. Ela estudou em casa e recebeu da governanta uma educação vitoriana. Teve um irmão, Bertram, seis anos mais novo do que ela.


Quando Bertram foi estudar fora, Beatrix, tinha como companhia os seus animais de estimação. Ela gostava de observar o comportamento deles e começou a desenhá-los quando tinha nove anos. Nas férias de verão, viajava com a família para o campo. Foi primeiro para a Escócia e, mais tarde, para Lake District, na Grã-Bretanha. Aprendeu a apreciar a natureza de perto.


O pai de Beatrix, Rupert William Potter (1832-1914), embora fosse advogado, seguia o comportamento dos homens abastados da sua época: raramente exercia a profissão e passava os seus dias em clubes de cavalheiros. Sua mãe, Helen Potter Leech (1839-1932), filha de um comerciante do algodão, embora gostasse de pintura, dedicava-se a cultivar novas relações sociais. A família mantinha-se com a renda herdada dos avós de Beatrix.


No verão, a família passava osverões na região de Lake District, Inglaterra. Beatrix Potter apaixonou-se pelas montanhas ásperas e pelos lagos escuros e aprendeu a importância de proteger a região da indústria e do turismo, algo que iria permanecer com ela o resto da sua vida.


A carreira de Beatrix Potter como escritora e ilustradora infantil começou quando A História do Pedro Coelho e foi publicada por Frederick Warne em 1902. Em 1905, com o dinheiro que ganhou, comprou sua primeira propriedade em Lake District, uma fazenda chamada Hill Top, na cidade de Near Sawrey. A fazenda e seus arredores começaram a aparecer nas suas histórias.


Beatriz Potter morreu em 22 de dezembro de 1943, próximo de Sawrey, Lake District.




Curiosidade:



Muitas fontes afirmam que J. K. Rowling deu o sobrenome do seu personagem principal, Harry Potter, porque gostava da autora Beatrix. Porém, até hoje, a autora de Harry Potter nunca confirmou nada. Além disso, existe outra referência a Beatrix nas obras de Rowling: Beatrix Bloxam é uma escritora de livros infantis no universo de Harry Potter.

Sem comentários:

Enviar um comentário