quarta-feira, 6 de abril de 2011

SEMANA DA LEITURA

Sobre a Semana da leitura.

A aventura da semana da leitura chegou ao fim, mas como sabem renova-se em novos episódios todos os dias.

A oferta foi numerosa, o desempenho de todos foi excelente, e os alunos certamente foram marcados pela magia da leitura. Tivemos 13 actividades que se realizaram em continuidade ao longo da semana (incluindo as actividades dos jardins de infância e 1º ciclo que ocuparam toda a a semana) e 57 momentos diferentes dedicados à leitura que se realizaram pontualmente na sala de aula, biblioteca, auditório, recreio e biblioteca municipal.

Esta actividade tem vindo a crescer ano após ano, e para mim começa a tornar-se difícil apoiar todas as acções, estar presente e dar a atenção que todos os intervenientes merecem. Tenho que fazer opções e não é fácil, porque nem sempre as minhas opções são consonantes com a valorização que lhes atribuo, fazendo-se por vezes atendendo a proximidades físicas, a estratégias de continuidade ou ao apoio necessário a acções que pelas suas características poderão revelar-se problemáticas.

Fico feliz, por ver que muitos docentes conseguem desenvolver actividades excelentes com grande autonomia, o que revela que conseguem já caminhar na divulgação da leitura sem ser por consequência de qualquer exercício de motivação exercido por mim. Isso é muito bem, faz-me sentir que valeu a pena a nossa interacção ao longo destes anos e que o vosso trabalho vai ter bons frutos.

Vi os nossos alunos com olhos brilhantes e sorrisos nos lábios, a darem o seu melhor nas acções de leitura. Aos poucos, a leitura deixa de ser “uma seca” e passa a fazer parte das suas vidas, pois vós, docentes, têm conseguido associar à leitura outras actividades mais "fáceis" de gostar, e que abrem caminhos inesquecíveis para o coração dos futuros leitores. A música, a pintura, a escultura, os suportes digitais, o karaoke, as exposições, e tantos outros meios utilizados, ficarão na memória dos nossos alunos e em muitos deles serão a mola impulsionadora para chegar à biblioteca, abrir um livro e apreciá-lo. O sucesso é todo vosso.

Devo registar um agradecimento especial à Biblioteca Municipal, ao Conservatório de Música de Vila Real e à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - nossos parceiros habituais -  encarregados de educação e assistentes operacionais.


A todos bem-hajam.

Anabela Quelhas (coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento)




6 comentários:

  1. Estimada e Notável Senhora Professora de Excelência:
    Tudo correu de forma linda e maravilhosa fruto do seu talento sublime, perfeito e lindo.
    Deixe-me voltar alguns anos atrás, POR FAVOR:
    Já lá vai uma vida!
    Conheci-a numa altura algo controversa e indefinida da minha existência. Confesso que tive sorte. Uma imensa sorte! Ensinou-me o valor da mais pura e simples amizade. Inequívoca! Sentida! Verdadeira!
    Ela sabe apaixonar-se facilmente pela vida e, entregar-se totalmente a ela. Com amor e dedicação. Sabe apreciar as coisas, as pessoas e os actos quando são belos, assumidamente perfeitos. Tem um sentido de oportunidade preciso e intenso, bem guardado em si.
    Revela um companheirismo e uma presença constantes nos instantes difíceis, penosos e dolorosos. É inqualificável na ternura solidária, pois, abraça os momentos com o que pode dar e não dar!
    É um portento de alegria e satisfação na ajuda solidária a tudo o que a envolve e a tudo o que a rodeia. Preocupa-se e reage sempre como sente e vê as coisas, fiel ao seu pensamento delicioso.
    Não! Não é uma professora qualquer. É uma Professora Especial que se aprende a gostar, sem a qual a Educação, a autêntica Educação e, falo de Seres Humanos que são os alunos, ficariam mais pobres, mais desamparados sem a magia dela.
    O sucesso é seu, preciosa colega de fascínio e pureza. Incontestavelmente.
    Com imenso respeito.
    Parabéns por ser que é.
    No maior respeito, estima e fascínio.
    Sempre a admirará-la por imensos anos.

    pena

    Bem-Haja, colega de uma vida.
    Fascina. Encanta e delícia.
    Honra-me, a sua amizade sincera.

    ResponderEliminar
  2. Claro que sim, todo este empenho e sucesso relacionado com a leitura no nosso agrupamento tem um cérebro e um coração: Anabela Quelhas
    Professora criativa, sensível, dinâmica, líder, culta, amiga, firme e envolvente.
    Nunca deixes de ser assim.

    ResponderEliminar
  3. A nossa prof projectou a nossa biblioteca, pintou dois painéis de parede, organizou-a, converteu-a no pólo mais dinâmico da escola e por isso este ano está no Projecto A LER +.
    Agora estende a sua acção à biblioteca do 1º ciclo que certamente passará a ser um sucesso idêntico.
    Parabéns Sra Coordenadora BE.
    Ainda por cima nunca largou a docência e faz os seus alunos gostarem de artes visuais.
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, Anabela ! Sabes dinamizar e pôr o pessoal todo entusiasmado a participar ! então estamos todos de Parabéns também !

    ResponderEliminar
  5. Estimada e Amiga de Uma Vida:
    Sabes, abalaram o meu mundo. Sempre pautei a minha conduta e postura na minha admiração por todos as pessoas. Sempre os elogiei e dei o meu melhor.
    Sim! Eu sei que é um blogue escolar.
    Pensas com sinceridade que desrespeitaria ou poria no desencanto alguma pessoa e o seu profissionalismo?
    Parece que o "mau" da fita sou eu.
    Como podem existir pessoas tão iníquas? Tão desumanas que vêm os problemas sem qualquer verdade ou autenticidade de si próprios? Inventam. Choram. Fazem prevalecer princípios de má formação. Nunca fiz mal a ninguém.
    Somos, não colegas, mas sim amigos de longa data.
    Pensas que utilizaria alguma palavra mais dura e indecorosa que nem sequer consta do meu dicionário?
    Anabela preciosa, sempre vivi para os alunos na mais completa afirmação dos seus interesses, posturas e condutas que apaproveito para me manter numa atitude solidária do respeito por todos.
    Não é de agora que nos conhecemos, sabes?
    Existe tanta maldade, tanta falta de vaores que "disparam" sem saber a quem.
    Olha, comentar algo não é fácil? Mas, acima de tudo a justiça e sobriedade de sentimentos e pensamentos.
    É uma vida que se está a desmoronar sem analizar a "existência" das pessoas de bem como me assumo e sempre me assumi.
    Bem no fundo do teu ser, achas-me capaz de maltratar ou ferir alguém com palavras que não uso nem nunca usei.
    Preciso imenso da tua força admirável. Do teu sentir e da tua ajuda sensata, como sempre agiste?
    Nunca fiz mal a ninguém, acredita?
    Apenas me assumo na conquista diária desses seres lindos e puros que são os alunos?
    "Destruirem-me"? Onde reside o meu historial de docente com brio há longo tempo? Trata-se de uma vida.
    Falsidade é que não? Tu conheces-me?
    Jamais, mas jamais, seria capaz de ferir quem quer que seja e tu sabes isso.
    Abraço amigo de um respeito profundo.
    Sempre a estimarar-te.
    O Colega que te admira.

    pena

    "Deturpar" não consta do meu dicionário.
    Acredita que estou a ser sincero.
    E, tu sabes disso, tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  6. Quero também deixar aqui o meu elogio à acção da biblioteca escolar, que tem MEXIDO nesse agrupamento e através da sua coordenadora, coloca-o sempre na vanguarda.
    Soube que no projecto A LER + entraram apenas 14 escolas em todo o país, portanto houve selectividade. Penso que a vossa entrada se deve ao empenho e entusiasmo da coordenadora Anabela Quelhas, que tem desenvolvido um trabalho excelente, revelando uma capacidade de trabalho invulgar e uma criatividade a que já nos habituou há vários anos. A grandeza dessa Senhora revela-se quando raramente aparece em destaque nas inúmeras actividades desenvolvidas, dando esse lugar a outros.
    Parabéns Agrupamento Jerónimo Amaral, parabéns docentes, parabéns alunos, parabéns Biblioteca, parabéns Sr. Director e parabéns Anabela Quelhas

    ResponderEliminar