domingo, 4 de dezembro de 2011

O Centro Escolar da Araucária recebeu a visita da escritora Regina Gouveia


Autora do livro “Pelo sistema solar vamos todos viajar”,

um dos dez melhores livros de ciência 



No dia 28 de novembro, a convite da turma O9, do 4º ano, em articulação com a Biblioteca, as turmas do 3º e 4º anos do Centro Escolar da Araucária receberam a visita da autora Regina Gouveia – professora de Física no Ensino Secundário aposentada –, que dinamizou   uma oficina de poesia e ciência, tendo como pano de fundo a sua obra infanto-juvenil “Pelo sistema solar vamos todos viajar”.

A atividade foi promovida no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Ciência (24 de novembro), coincidente com o Dia Nacional da Cultura Científica, aliada à comemoração do Ano do Sistema Solar (a decorrer entre outubro de 2010 a agosto de 2012 – ano marciano).

Também no espírito do PNL-Ler+ Escolas se salienta o encontro dos alunos com a escritora e a promoção da literacia, ao nível da leitura, tanto quanto o fomentar do gosto pela leitura a partir da descoberta dos livros.

Por fim, no reconhecimento de que o ensino experimental das ciências, desde os primeiros anos de escolaridade, potencia a promoção da literacia científica, realça-se o facto de a autora ter presentado o público deste evento com a realização de experiências notoriamente simples e pouco dispendiosas, no entanto extraordinariamente elucidativas para a compreensão de certos fenómenos aos quais se assiste diariamente.

2 comentários:

  1. Tenho a certeza absoluta que com a escritora preciosa foi um momento fabuloso e fantástico.
    Beijinho amigo de pureza perante o Ser Humano gigantesco e perfeito no que fazes e significas para todos nós.

    pena

    Bem-Hajas, pelo teu valor imenso que possuis.
    Adorei. Fabuloso. Linda.

    ResponderEliminar
  2. Joana Almeida e Silva7 de dezembro de 2011 às 15:28

    A Regina é/foi uma professora de Física muito competente e dedicada. Ela sabe como a Física é indissociável do ensino experimental.
    Gostava de ter estado aí...

    ResponderEliminar