quarta-feira, 2 de novembro de 2011

VIRGÍLIO FERREIRA - escritor do mês






Trabalho elaborado pelos alunos do 3º A sob a orientação da professora Délia Fagundes e exposto na biblioteca durante o mês de Novembro.

A exposição do Escritor do Mês sobre Vergílio Ferreira, patente na Biblioteca da escola, durante o mês de novembro, dinamizada pelos alunos do Curso de Educação  e Formação de Manutenção Hoteleira, 3º A, resultou do desafio da professora de Português, Délia Fagundes.
            Sendo Vergílio Ferreira o autor do conto A palavra Mágica, objeto de estudo do Módulo 11 – Textos Narrativos e de Teatro – tornou-se oportuno realizar um trabalho sobre o escritor.
Primeiro organizaram-se os grupos de trabalho, ficando cada um responsável por um tema (a vida; citações do autor; a obra; os livros; o resumo do conto A palavra Mágica.
A professora disponibilizou alguns materiais e os alunos fizeram trabalho de pesquisa na Biblioteca. Depois organizou-se a informação e prepararam-se os trabalhos para a exposição.
A realização deste trabalho foi muito positiva e os alunos gostariam de repetir a experiência.

Os alunos do 3º A


2 comentários:

  1. Parabéns ! A exposiçao está muito boa e é um prazer visitá-la !

    ResponderEliminar
  2. Estimados e Simpáticos Colegas:
    Nunca nenhum Homem das letras e da cultura foi tão fortemente influenciado pela corrente existencialista surgida em França, como o escritor Virgílio Ferreira.
    Destaco dois vultos enormes desta corrente filosófica: Jean Paul Sartre e Albert Camus.
    Eles, que tiveram imensas discussões entre si, perante uma filosofia tão rica de conteúdos e formas de expressão, tinham concebido que a vida é um absurdo, isto é, o estado metafísico do Homem inconsciente.
    Das inúmeras obras que publicaram e explicam a sua ideologia, destaco:
    Jean Paul Sartre: "L´Être et Le Neant" e "La Nauseé".
    Albert Camus, tenho sempre presente o absurdo existencial que escreveu como: "L´Étranger" e "O Mito de Sísifico".
    Na Obra de Sartre, que "devorei", pude aperceber-me da profundidade dos temas: A Vida e A Morte, o casamento (amor com Simone de Beauvoire, concretizado já nos poucos momentos de vida que lhe restavam - Relembro a obra e a sua fidelidade ao pensamento sobre o assunto: "A Idade da Razão" )a crença num Deus inexistente, salientado nas "Situações IV" toda a explanação da sua filosofia, isto é, as pessoas "habitam" um lugar comum que não é o próprio objectivo, visto que se subordinam a uma Lei, nem completamente subjectivo, visto que nós nos podemos encontrar neles e eles em nós, mas a que se poderia chamar de subjectividade do objectivo e objectividade do subjectivo.
    Aí reside a principal característica do existencialismo que tão bem entendeu Virgílio Ferreira.
    Surgem palavras do género: "Eu Sou", "Eu Habito um corpo", "Eu moro em mim" e muitas mais.
    Parabéns pelo Post.
    Com o maior respeito, estima e consideração.
    Sempre a admirar-vos
    O Colega desconhecido e ignorado


    pena


    Só um pormenor: Não foi alvo de pesquisa o que referi porque conheço bem demais o existencialismo francês.
    "Eu Sou", entendem?
    Bem-Hajam!

    ResponderEliminar