segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Era uma vez na Física


Por incrível que pareça foi na aula de Físico-Químicas que se iniciaram as aulas de leitura na biblioteca. Parabéns por lerem António Gedeão logo na aula de apresentação.

Biografia de António Gedeão (1906 - 1997)

Poeta, professor e historiador da ciência portuguesa. António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho, concluiu, no Porto, o curso de Ciências Físico-Químicas, exercendo depois a actividade de docente. Teve um papel importante na divulgação de temas científicos, colaborando em revistas da especialidade e organizando obras no campo da história das ciências e das instituições, como A Actividade Pedagógica da Academia das Ciências de Lisboa nos Séculos XVIII e XIX. Publicou ainda outros estudos, como História da Fundação do Colégio Real dos Nobres de Lisboa (1959), O Sentido Científico em Bocage (1965) e Relações entre Portugal e a Rússia no Século XVIII (1979).
Revelou-se como poeta apenas em 1956, com a obra Movimento Perpétuo. A esta viriam juntar-se outras obras, como Teatro do Mundo (1958), Máquina de Fogo (1961), Poema para Galileu (1964), Linhas de Força (1967) e ainda Poemas Póstumos (1983) e Novos Poemas Póstumos (1990). Na sua poesia, reunida também em Poesias Completas (1964), as fontes de inspiração são heterogéneas e equilibradas de modo original pelo homem que, com um rigor científico, nos comunica o sofrimento alheio, ou a constatação da solidão humana, muitas vezes com surpreendente ironia. Alguns dos seus textos poéticos foram aproveitados para músicas de intervenção.
Em 1963 publicou a peça de teatro RTX 78/24 (1963) e dez anos depois a sua primeira obra de ficção, A Poltrona e Outras Novelas (1973). Na data do seu nonagésimo aniversário, António Gedeão foi alvo de uma homenagem nacional, tendo sido condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'iago de Espada.


1 comentário:

  1. Joana Almeida e Silva27 de outubro de 2010 às 15:49

    Não há nada de incrível!!! É normal ler. Nas aulas de Físico-Química, no café, no autocarro, na biblioteca, no comboio, nas aulas de Português, no dentista, enfim... ler nunca é demais, é sempre pouco. Há sempre tanto para aprender, tanto, tanto!!!
    É só olharmos à nossa volta! JÁ EXPERIMENTARAM OLHAR, OBSERVAR O MUNDO?! ENTÃO, NÃO VOS FALTA SEMPRE TANTO, TANTO PARA APRENDER?!
    E todas as pessoas curiosas, sequiosas de conhecer, lêem, lêem muito!!! Os físicos lêem e lêem,lêem muito, oh se lêem!, os químicos, lêem e lêem. E ninguém minimamente inteligente lê só a "sua área" - isso não é uma característica de um inteligente, é de um obtuso...
    Leiam muito, leiam sempre, e lembrem-se da poesia. Voem!!!

    ResponderEliminar